Sistema SAS

SAS – Sistema Ari de Sá

A prática do ensino exige determinados procedimentos e técnicas que podem variar conforme o método escolhido. Entretanto, em um Sistema de Ensino de excelência, a metodologia precisa estar de acordo com as mais diversas propostas pedagógicas, mantendo-se coerente aos valores éticos e ao respeito aos direitos humanos.
O SAS elaborou um plano de conteúdos a partir de um projeto pedagógico de ensino que concebe a aprendizagem como resultado dos processos de interação. Assim, o material mantém a adequação dos assuntos de acordo com a idade do aluno, sem se distanciar dos documentos norteadores da educação no Brasil, tais como Referenciais Curriculares para a Educação Infantil, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, Parâmetros Curriculares Nacionais e Matriz de Referência do ENEM.
Os materiais didáticos do SAS estão divididos em 5 coleções, a saber:
• Vivenciando e Aprendendo – abrangendo toda a Educação Infantil;
• Lendo o Mundo – compreendendo o Ensino Fundamental I;
• Coleção Fundamental – do 6º ao 8º ano do Fundamental II;
• Coleção Integrada – estendendo-se do 9º ano do Fundamental à 2ª série do Médio;
• Pré-Universitário – subdividindo-se em 3ª série regular e Pré-Vestibular.
Em cada coleção, os temas são trabalhados de forma a incentivar a capacidade de análise crítica e o raciocínio lógico, valorizar a expressão de ideias em diferentes linguagens, assim como a utilização de diferentes fontes de informação e de tecnologia na construção do saber, estimulando no aluno o gosto pela leitura e escrita e contribuindo para ampliar sua visão de mundo, levando-o a compreender a importância da cidadania, da participação social, do questionamento, do diálogo e da proposição de soluções para a mediação de conflitos.

Livros Didáticos

Elaborado em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com as orientações contidas no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCN) e para o Ensino Médio (PCNEM), o Programa das Coleções apresenta temas significativos, os quais abordam valores éticos e culturais, bem como valorizam conceitos, causas e consequências de fenômenos em geral, privilegiando nos alunos o desenvolvimento de suas competências e habilidades, caracterizadas pela capacidade de expressão, compreensão de fenômenos, resolução de problemas e construção de argumentos.

Consultoria Pedagógica

O SAS oferece acompanhamento pedagógico completo às escolas conveniadas, assegurando eficiência na utilização das soluções educacionais, bem como nos diversos aspectos relacionados ao desenvolvimento das instituições de ensino. São ações da Consultoria:

– Assessoria e proposta de normatização do funcionamento da escola parceira, visando garantir a implantação bem-sucedida da metodologia de ensino.- Desenvolvimento de modelo de avaliação educacional conforme demanda e particularidades da escola.- Orientação aos pais e alunos por meio de palestras.- Consultoria periódica às escolas conveniadas para acompanhar a aplicação da metodologia e de todas as soluções educacionais.- Congressos de Educação e encontros pedagógicos.

Capacitação para Gestores e Professores

O SAS oferece acompanhamento pedagógico completo às escolas conveniadas, assegurando eficiência na utilização das soluções educacionais, bem como nos diversos aspectos relacionados ao desenvolvimento das instituições de ensino. São ações da Consultoria:

– Assessoria e proposta de normatização do funcionamento da escola parceira, visando garantir a implantação bem-sucedida da metodologia de ensino.- Desenvolvimento de modelo de avaliação educacional conforme demanda e particularidades da escola.- Orientação aos pais e alunos por meio de palestras.- Consultoria periódica às escolas conveniadas para acompanhar a aplicação da metodologia e de todas as soluções educacionais.- Congressos de Educação e encontros pedagógicos.

Sistema de Avaliação SAS

O Sistema de Avaliação SAS é uma plataforma de gestão de simulados, olimpíadas e avaliações que permite às escolas conveniadas acompanhar a evolução dos seus alunos e da própria escola. A partir dessa ferramenta, é possível tomar decisões pedagógicas, administrativas e financeiras mais eficazes para promover melhorias na qualidade da educação. A avaliação externa é mais uma ferramenta para dar suporte à escola e aos que dela fazem parte. Utilizá-la como um recurso auxiliar é uma maneira de extrair reais vantagens de seus resultados.

O Sistema de Avaliação SAS é composto por seis tipos de avaliação:

TRI – Teoria de Resposta ao Item
Teoria Clássica
Nota padronizada 1ª fase
Teoria Clássica
TRI – Teoria de Resposta ao Item
TRI – Teoria de Resposta ao Item

Relatórios de Desempenho

Após a aplicação das Avaliações, escola, professores e alunos recebem um relatório-diagnóstico, no qual são apontados os aspectos a serem desenvolvidos, bem como uma análise comparativa entre todos os participantes.

 

Educação Infantil

Coleção Vivenciando e Aprendendo destina-se aos quatro níveis da Educação Infantil e contempla atividades adequadas para crianças de 2 a 5 anos. Elaboradas a partir de um projeto pedagógico no qual a aprendizagem infantil se dá por meio das experiências resultantes dos processos de interação direta da criança com o meio que a circunda, as atividades propostas aguçam a curiosidade e estimulam o uso da imaginação e da criatividade, valorizando, assim, todas as formas de manifestação das vivências infantis.

 

 

 

 

 

O trabalho pedagógico harmoniza o desenvolvimento da criança em todas as suas dimensões e contempla valores.

EIXOS QUE INTEGRAM A COLEÇÃO VIVENDO E APRENDENDO

Matemática
Artes Visuais
Linguagem Oral e Escrita
Natureza e Sociedade
Música
Movimento
Identidade e Autonomia

 

Projetos
A coleção contempla seis projetos anuais: Eu, Minha escola e Meus colegas; Vivendo em família; Cuidando do planeta Terra; Brincando eu aprendo; Lendo o mundo através da arte; e Ligado com o mundo. Esta proposta pedagógica possibilita a integração das áreas do conhecimento, propõe desafios, desperta a curiosidade e permite à criança confrontar suas hipóteses com o conhecimento historicamente constituído, caminhando para a construção de conceitos científicos.

 

Ensino Fundamental I

Coleção Lendo o Mundo é destinada aos alunos do 1º ao 5º ano e abrange estudos nas áreas de Linguagens, Noções Lógico-Matemáticas, Ciências Sociais e Ciências Naturais. Mais do que simplesmente alfabetizar, a coleção favorece o desenvolvimento de um ambiente letrado, estimulando nos alunos o gosto pela leitura e pela escrita.

Coleção Lendo o Mundo do 1º ano apresenta os conteúdos organizados em Língua Portuguesa, Matemática e Natureza e Sociedade. A partir do 2º ano até o 5º ano os conteúdos são organizados em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Ciências, História e Geografia.

ESTRUTURA DO MATERIAL DIDÁTICO
Séries Disciplinas Livros por disciplina Capítulos Semanas Materiais Suplementares
1º ano
  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Natureza e Sociedade
  • English (livro único)
2 livros 16 30
  • Coleção Clássicos
  • Leitura e Escrita – Atividades
  • Produção Textual
2º ano
  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Ciências
  • História e Geografia
  • English (livro único)
3 livros 16 30
  • Língua Portuguesa – Atividades
  • Produção Textual
3º ano
  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Ciências
  • História e Geografia
  • English (livro único)
3 livros 16 30
  • Língua Portuguesa – Atividades
  • Práticas de Produção Textual
4º ano
  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Ciências
  • História e Geografia
  • English (livro único)
3 livros 16 30
  • Formação Humana
  • Matemática – Atividades Suplementares
  • Práticas de Produção Textual
5º ano
  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Ciências
  • História e Geografia
  • English (livro único)
3 livros 16 30
  • Formação Humana
  • Matemática – Atividades Suplementares
  • Práticas de Produção Textual

 

Materiais Suplementares

LEITURA E ESCRITA – ATIVIDADES SUPLEMENTARES

O caderno de Leitura e Escrita – Atividades Suplementares tem como objetivo desenvolver a competência leitora. Para isso, são colocados em prática estratégias de leitura e escrita que auxiliam o aluno a interpretar e compreender os textos lidos de forma mais autônoma.
PRODUÇÃO TEXTUAL

LÍNGUA PORTUGUESA – ATIVIDADES SUPLEMENTARES

PRÁTICAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL

FORMAÇÃO HUMANA

MATEMÁTICA – ATIVIDADES SUPLEMENTARES

COLEÇÃO CLÁSSICOS – BILÍNGUE

Ensino Fundamental II

A Coleção Fundamental SAS é destinada aos alunos de 6º, 7º e 8º anos e integra as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, História, Geografia e Ciências. Os temas são trabalhados de forma a incentivar a capacidade de análise crítica e o raciocínio lógico, a expressão de ideias em diferentes linguagens, bem como a utilização de diferentes fontes de informação na construção do saber.

Por meio do conhecimento dos aspectos naturais, socioculturais e econômicos de nosso país e de outras nações, o aluno é levado a compreender a importância da cidadania, da participação social, do questionamento, do diálogo e da proposição de soluções para a mediação de conflitos.

 

 

 

 

 

As atividades proporcionam o aprofundamento e a fixação dos assuntos estudados por meio da leitura de mapas, gráficos, tabelas, pinturas, charges etc. As leituras complementares, por sua vez, ampliam a visão de mundo dos alunos acerca do tema em estudo.

ESTRUTURA DO MATERIAL DIDÁTICO
Livro integrado Capítulos Semanas Materiais suplementares
4 livros 16 30
  • Atividades Suplementares
  • Español
  • Filosofia
  • Lógica
  • Meio Ambiente e Atualidades
  • Práticas de Produção Textual

Materiais Suplementares

ATIVIDADES SUPLEMENTARES

Dialogando com os conteúdos estudados nos livros didáticos, os livros de Atividades Suplementares favorecem o desenvolvimento da capacidade de raciocínio dos alunos com atividades de aprofundamento que se integram ao cotidiano.

FILOSOFIA
MEIO AMBIENTE E ATUALIDADES
PRÁTICAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL
LÓGICA
ESPAÑOL

 

9º Ano e Ensino Médio (1º e 2º Anos)

A Coleção Integrada SAS é desenvolvida a partir do 9º do Ensino Fundamental até a 2ª série do Ensino Médio. Ela abrange as diversas áreas do conhecimento e dispõe de informações atuais e atividades contextualizadas que estimulam o aluno a trabalhar, desde cedo, os eixos cognitivos que estão especificados na Matriz de Referência ENEM.

 

 

 

 

 

A Coleção contempla mais de 18.000 exercícios dispostos em níveis gradativos – do mais simples ao mais complexo –, com o intuito de permitir não apenas a compreensão dos diferentes assuntos a serem estudados, mas também a apropriação dos múltiplos conhecimentos que se complementam.

ESTRUTURA DO MATERIAL DIDÁTICO
Séries Livros por disciplina Capítulos Semanas Materiais suplementares
9º ano 4 livros 16 30
  • Arte
  • Español
  • Filosofia
  • Matemática – Atividades
  • Práticas de Produção Textual
1ª série 6 livros 24 30
  • Arte
  • Español
  • Filosofia e Sociologia
  • Matemática Fundamental – Atividades
  • Práticas de Produção Textual
  • Praticando o ENEM 1
2ª série 6 livros 24 30
  • Arte
  • Español
  • Filosofia e Sociologia
  • Matemática Fundamental – Atividades
  • Práticas de Produção Textual
  • Praticando o ENEM 2

Materiais Suplementares

MATEMÁTICA – ATIVIDADES

Oferecendo ao aluno uma seleção de exercícios que dialogam com o livro didático, as atividades desse material suplementar proporcionam uma melhor compreensão dos assuntos abordados, como também o aprofundamento de exercícios já trabalhados.
MATEMÁTICA FUNDAMENTAL – ATIVIDADES
PRATICANDO O ENEM
ARTE
FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
PRÁTICAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL
ESPAÑOL

 

3º Ano do Ensino Médio

A Coleção Pré-Universitário é destinada aos alunos da 3ª série do Ensino Médio e se destaca pela adequação da programação didática curricular às exigências do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), bem como pelo nível de aprofundamento técnico e pela diversidade de itens propostos, o que permite uma preparação eficiente para o ENEM e os vestibulares tradicionais. Assim, além de possibilitar bons resultados, a metodologia utilizada permite que os alunos estejam aptos a resolverem situações-problema aplicáveis ao seu dia a dia.