Pedagógico

A proposta pedagógica que norteia a práxis educativa do Colégio Leonardo da Vinci é fundamentada numa perspectiva epistemológica e tem como referencial teórico relativo à concepção do conhecimento, à construção do sujeito epistêmico, ao conceito de aprendizagem e à noção de interdisciplinaridade a Epistomologia Genética, notadamente nas elaborações de Piaget e nas abordagens complementares ao construtivismo.

Sob esta perspectiva, a missão do Colégio Leonardo da Vinci é contribuir para o desenvolvimento integral de nossos alunos nos aspectos cognitivo, social, cultural e interpessoal, através da qualificação dos serviços educacionais, acompanhando os avanços da ciência e da tecnologia, com atitudes de respeito ao meio ambiente.

De tal forma, a concepção pedagógica do Colégio Leonardo da Vinci baseia-se:

1- No Interacionismo, priorizando a análise dos reflexos do mundo exterior no interior dos indivíduos, pela interação deles com a realidade. Trata-se,portanto, de uma visão sociocultural. O objeto de estudo de Vygotsky, criador dessa concepção, era o desenvolvimento humano mediante processo histórico do indivíduo. Este, para constituir-se como pessoa, precisa inserir-se em determinado ambiente cultural.

2- No Pensamento Complexo, considerando-se que a experiência humana é um todo biopsicossocial, em que primeiro se percebe o mundo; essa percepção gera sentimentos e emoções, os quais, na seqüência, determinam o comportamento do indivíduo no cotidiano. Segundo autores como Maturana (1999) e Mariotti (2000), a complexidade corresponde à multiplicidade e à contínua interação de sistemas e fenômenos que constituem o mundo natural.

3- Na Interdisciplinaridade, visto que fundamenta-se no esforço para superar a visão fragmentada do conhecimento.
Embora seja apreendido individualmente, o saber é uma totalidade. O todo é formado pelas partes, mas não implica apenas a soma delas; é maior que elas. Assim, a natureza complexa do próprio ato educativo exige explicação e compreensão pluridisciplinares.

Orientação Psicopedagógica – é composto por psicopedagogo, pedagogos e um psicoterapeuta que realizam um trabalho interdisciplinar, promovendo suporte cognitivo, emocional, social e motor para o aprendiz. Atende aos diversos níveis de ensino da escola, realizando intervenções preventivas e corretivas, facilitando o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo assim para a melhoria das relações interpessoais, bem como uma maior integração família-escola.

Atividades:

Acompanhamento do rendimento escolar, atendimentos individuais e coletivos em orientação de estudo, dificuldades sócio-emocionais e questões disciplinares.

Orientação e acompanhamento motivacional ao aluno vestibulando e ENEM.

Organização de Horário de Estudos.

orientação para encaminhamentos de alunos a profissionais especializados, quando necessário.

Adaptação de alunos novatos

Desenvolvimento do projeto de transição do Infantil V para o 1º ano do Ensino Fundamental, do 5º para 6º ano do Ensino Fundamental e do 2º para o 3º ano do Ensino Médio.

Desenvolvimento de programas de Monitoria – Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Enturmação dos alunos.

Realização de projetos de responsabilidade social.

Preparação e aplicação das aulas de Orientação Educacional, visando à formação integral do aluno, abordando temas como virtudes e valores do comportamento humano, cidadania, moral, ética, meio ambiente, solidariedade, e etc.

Atendimentos aos pais de alunos, sobre questões de aprendizagem, emocionais e disciplinares e orientação vocacional de seus filhos.

Preparação de textos com temas educacionais.

Organização e realização de Reuniões de Pais.

Capacitação do corpo docente.